Retrospectiva 2019

Compartilhe nosso artigo com mais pessoas.

Circular Campina-Cidade Velha, Dezembro de 2019. Fonte: Acervo Laboratório da Cidade.

Olá, amigos! 

Após um 2019 de muito trabalho, fizemos uma curta parada para descansar e aproveitar as festas. Esperamos que o final de ano de todos e todas tenha sido feliz e relaxante e convidamos vocês a virem conosco numa retrospectiva de 2019, afinal, nada melhor do que dar as boas vindas a um novo ano visualizando tudo o que já conquistamos com a união de tantas forças que fazem do Lab uma realidade. Vamos lá?

Tivemos 2 edições do Lab de Portas Abertas:

O Lab de Portas abertas é o momento de reunir com a nossa comunidade e também com os interessados em conhecer melhor o Lab. Momento de partilhar, ouvir as opiniões e ideias de todos os presentes. No primeiro do ano, logo em janeiro, juntamos amigos e voluntários para organizar nosso escritório e depósito no Fórum Landi, e aproveitamos para conversar sobre os planos para os meses seguintes. A segunda edição aconteceu em março, quando pintamos cadeiras e debatemos a programação do primeiro circular de 2019. Em 2020, teremos mais momentos como esses! 

Eventos, Palestras, Workshops:

Em fevereiro, foi a vez do Coletivo Cidade para Mulheres trazer a (Engenheira, Arquiteta, Ativista…são muitos títulos!) Haydée Svab a Belém para falar sobre Mobilidade Urbana e Gênero no evento “Mobilidade Urbana e Gênero – compreendendo a ótica de gênero no planejamento de sistemas de mobilidade urbana”. Foi um dia de muito aprendizado e partilhas importantes entre os presentes. 

Em Junho, nosso parceiro de Porto Alegre, Translab.urb foi muito bem representado pelo urbanista e ativista Leo Brawl aqui em Belém. O Leo veio fazer a Oficina de Cocriação de Diretrizes para Territórios de Interesse Público. Foram 3 dias intensos e muito produtivos com direito a um Exorcismo Urbano pelas ruas da Cidade Velha. Adoramos!

E já no finalzinho do ano, o Lucas Nassar nos presenteou com Um “Papo da Cidade” sobre Placemaking com direito a dinâmica de grupo, trazendo um tanto da bagagem que ele adquiriu na Placemaking Week de 2019 em Chattanooga, Tennessee, EUA.

Do dia Internacional da Mulher:

Durante 3 finais de semana do mês de março, em função do dia Internacional da Mulher, o Coletivo Cidade para Mulheres esteve na Praça da República e na Praça da Bandeira com o jogo de cartas Direitos e Silêncios do Fast Food da Política. O jogo apresenta uma linha do tempo com os direitos das mulheres na legislação brasileira e pode ser surpreendente! Foi um lindo presente que ganhamos da Haydée e nos possibilitou aprender bastante. Vale repetir a dose em 2020.

Jogo sobre os direitos das mulheres: “Direitos e Silêncios”. Março, 2019. Fonte: Acervo Laboratório da Cidade.

Foram 5 edições do Circular Campina Cidade Velha…

2019 foi o ano de consolidar de vez a parceria com o Projeto Circular. Com o apoio do Fundo Casa, participamos das 5 edições e estivemos na Praça do Carmo, na Praça da Bandeira, no Largo de São João e no terreno da Presidente Vargas em frente aos Correios. Ativamos espaços. Brincamos na rua. Tivemos mutirão de limpeza na Praça do Carmo com o Amigos de Belém. Pintamos uma praia com o Almir Trindade. Levamos aula de música para a rua com os novos parceiros da Superest, plantamos muito com o Verde Cidadão e o The Garden Shop. Tivemos oficina com ParaCiclo, shows dos artistas locais: Giovanni Zeit e Um Sebastião, o primeiro estar urbano com mobiliário da “Oficina Cidades Desejáveis: Edição mão na massa”. Contamos com a presença da Rede Bragantina de Economia Solidária vendendo umas comidinhas delícia, além das rodas de conversa com Instituto Manguezal, LAU (Liga Acadêmica de Urbanismo) que também levou sua biblioteca à rua. Realizamos 4 sessões do nosso querido Cinelab. Também fizemos pesquisa e coleta de dados em todas as edições. Ufa….muita coisa!

Circular, 2019. Fonte: Acervo Laboratório da Cidade.

Deu pra sentir o quanto amamos o Circular? Isso tudo só é possível com o apoio dos nossos parceiros e comunidade sempre presente onde estamos.

E por falar em Cinelab…

 Foram 8 edições do Cinelab em 2019. Com a curadoria maravilhosa da Jade Jares, assistimos filmes que tratam de temas sensíveis como o déficit de moradia, o ambiente hostil das cidades para as mulheres e para a população LGBTI, além do clássico, sempre atual, “O Grande Ditador” de Chaplin. O Cinelab é um projeto financiado pela Embaixada dos Estados Unidos e é, também, uma das nossas mais fortes ferramentas de ativação de espaços. Teve uma excelente receptividade, principalmente no terreno da Presidente Vargas, durante o mês de julho, quando a última sessão contou com a presença da diretora dos filmes Jorane Castro e lotou. Vida longa ao Cinelab! 

Segue a Lista dos Filmes de 2019:

7 de abril – Circular

– Batalha de São Braz

– Praça de bolso do ciclista 

2 de Junho – Circular 

– O menino pássaro

– Devagar Depressa 

17 e 24 de Julho – Cine Lab de rua

– O Grande Ditador

31 de Julho – Cine Lab de rua

– Ribeirinhos do asfalto

– Invisíveis prazeres cotidianos

4 de Agosto – Circular

-Era o Hotel Cambridge

9 de Agosto – Semana do Caminhar

-Uma Geografia das Desigualdades

-Sob constante ameaça

1 de Dezembro – Circular

– São Vito

Semana do Caminhar

Em agosto de 2019, participamos, pela primeira vez, da Semana do Caminhar a convite dos parceiros da Sampapé. Durante uma semana, aconteceram eventos, em todo o Brasil, tratando da importância da mobilidade peatonal. Aqui em Belém, fizemos uma aula de história na rua com o Professor Michel Pinho, uma sessão de cinelab + roda de conversa com o Cidade para Mulheres, a cantora Liège e a Profa. Taynara Gomes e fechamos com a distribuição de lambe-lambes de conscientização sobre respeito ao pedestre pelo bairro da Cidade Velha.  

COURB

O 4º Encontro de Urbanismo Colaborativo foi o primeiro evento nacional promovido pelo Laboratório da Cidade. Organizado em parceria com o Instituto COURB, o encontro recebeu estudantes de arquitetura, ativistas, arquitetos e urbanistas, professores, figuras políticas do país inteiro e a rede nacional de urbanismo colaborativo para compartilhar conteúdo sobre o tema. Foram 3 dias que possibilitaram trocar experiências com pessoas engajadas em todo o Brasil na construção de cidades resilientes. Além de todo o aprendizado, foi um grande sopro de esperança ver tanta gente dedicada a fazer nossas cidades melhores com as próprias mãos. Agradecemos aos participantes e ao Instituto COURB pela parceria e pelos dias incríveis. Amamos receber vocês!

4º Encontro de Urbanismo Colaborativo, 2019. Fonte: Instituto Courb.

Cidades Desejáveis e muita Mão na Massa!

A oficina Cidades Desejáveis começou com o convite que o Lab recebeu de algumas faculdades de arquitetura para falar para suas turmas. A oficina é ministrada pela Luna Bibas e pela Isabela Avertano Rocha que desenvolveram um piloto que contava com um momento de apresentação  e uma dinâmica de concepção coletiva de um mobiliário para um espaço público. À base de alguma coragem e muita vontade resolvemos testar “aumentar” a oficina e executar o mobiliário concebido, finalizando com um dia para aproveitar o espaço. A primeira mão na massa teve 4 inscrições. Graças a muita colaboração conseguimos fazer acontecer. O resultado pôde ser visto no Circular de agosto no terreno da Presidente Vargas e foi um sucesso. De lá pra cá, realizamos 5 mãos na massa em 2019. 

A segunda vez foi uma versão pocket, realizada em 3h, para o Largo de São João na finalização do COURB, o 4º Encontro de Urbanismo Colaborativo. A terceira foi feita à convite da Guamá Tratamento de Resíduos para 30 catadores de recicláveis. Construímos, em 2 dias, 14 ecopontos de coleta seletiva para o percurso do Círio de Nazaré. Também a convite da Guamá, chegamos, pela primeira vez, a outro município. Construímos junto com a comunidade do Conjunto Albatroz, em Marituba, uma pracinha com parque para as crianças. Elas nem esperaram a tinta dos brinquedos secar para começarem a brincar. Foi uma das experiências mais bonitas que tivemos em 2019.

 Fechamos com chave de ouro com o convite das parceiras do Canteiros Verdes Cidades Vivas para a última oficina do ano. Desta vez, as vagas esgotaram. Pensamos e construímos a muitas mãos um mobiliário para o canteiro da 25 (entre Barão e Angustura), com direito a banco na árvore, balanço e gangorra. 

Todas foram diferentes umas das outras, mas uma coisa foi igual: foram processos de muita colaboração e partilha que nos renderam um lindo resultado e bastante emoção. Esperamos que 2020 traga muita mão na massa para nós.

Oficina Cidades Desejáveis: Edição Mão na Massa em parceria com o Canteiros Verdes Cidades Vivas. Novembro, 2019. Fonte: Acervo Laboratório da Cidade.

Agradecimento aos voluntários, parceiros e amigos

Além de tudo já citado, aceitamos convites para falar em faculdades, escolas, secretarias, rodas de conversa de parceiros, e outros eventos pelo Brasil (e pelo mundo!) com um objetivo comum: a busca pela resiliência urbana. 2019 foi um ano muito movimentado e feliz para o Lab. Foi ano de plantar e colher. Fazer novas parcerias e reforçar as antigas. Alcançar novos lugares. Testar novos métodos. Ficamos muito felizes com os resultados e agradecemos  a cada um dos nossos voluntários e voluntárias, parceiros e parceiras, amigos e amigas, que nos possibilitaram todo este crescimento. 

Plantio de mudas com The Garden Shop e Verde Cidadão no Circular. Dezembro, 2019. Fonte: Acervo Laboratório da Cidade.

Mal podemos esperar para abrir a agenda deste novo ano!

Feliz 2020!

Ass: Lab da Cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.