Sobre

O Laboratório da Cidade (LdC) é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é pensar e propor soluções a problemas urbanos, através de intervenções estratégicas e da integração entre os diversos atores que produzem o espaço urbano.

Somos um Think & Do Tank, uma fábrica de ideias e práticas, que tem como objetivo implementar uma nova forma de se relacionar politicamente, adotando iniciativas que possam fortalecer o processo democrático através de uma participação mais contundente da sociedade na definição de políticas públicas.

Dentro desse contexto de inovação, o arquiteto e urbanista Lucas Nassar, contemplado pela H.H. Humphrey Fellowship, decidiu desenvolver o LdC dentro do departamento de planejamento urbano e espacial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), cujo lema “Mens et manus” (mente e mão), deixa clara a vocação de não apenas produzir conhecimento; mas de produzi-lo com o propósito maior de pô-lo em prática.

Contudo, é essencial reconhecermos as limitações técnicas e econômicas do Estado, tendo em vista que é irreal esperar que tudo se resolva a partir de uma única instância. Então reiteramos que a responsabilidade sobre o que é público também nos pertence e que a transformação só virá com maior participação da sociedade.

Tendo a educação como norte em nossas ações, buscamos servir de ponte entre população, Estado e iniciativa privada ao promover o diálogo com a sociedade, inserindo-a na reflexão sobre seus desafios e na busca por soluções, levando assim a uma maior compreensão sobre os problemas ao nosso redor, no processo de engajamento que só a conscientização propicia.

O Laboratório da Cidade, como o nome já diz, busca experimentar, no sentido mais literal da palavra, e como uma vez disse o urbanista e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner:

“A falta de recursos não pode mais ser uma desculpa para não agir. A ideia de que a ação só pode acontecer depois que todas as respostas e recursos sejam definidos é receita certa para paralisia. O planejamento de uma cidade é um processo que permite correções; é arrogante acreditar que planejamento só pode ser feito depois que cada variável for controlada.”

Assim, propomos repensar a cidade, suas dinâmicas e transformações. Convidamos todos os interessados a participar desta caminhada rumo a uma cidade mais democrática, igualitária e diversa.

Convocamos todos – da mesma maneira que fomos convocados pelas urgências que nos inquietam – a dar vida às mudanças que tanto queremos ver em nossas cidades. Vamos fazer parte da construção e evolução do lugar onde vivemos e mudar nossa história!

Equipe Laboratório da Cidade

Estatuto Social