Sobre o lab

Fundado em 2017, o Laboratório da Cidade é uma organização sem fins lucrativos com sede em Belém do Pará, Brasil. Nosso objetivo é fomentar o desenvolvimento de cidades democráticas, sustentáveis e adaptadas às mudanças climáticas, atuando na interseção entre teoria e prática como um Think and Do Tank dedicado à inovação urbana.

Acreditamos que a colaboração e a participação de diversos atores sociais são fundamentais para a construção de soluções urbanas eficazes. Reconhecemos que os moradores das cidades, especialmente aqueles que vivenciam diretamente os problemas urbanos, possuem conhecimentos essenciais não apenas para entender os desafios enfrentados, mas também para contribuir ativamente na criação de soluções inovadoras.

Nosso trabalho abrange uma ampla gama de projetos focados no direito à cidade, incluindo iniciativas voltadas para tornar as cidades mais acolhedoras para as crianças, assistência técnica para habitações de interesse social, a promoção da cultura e arte urbana, melhorias na mobilidade urbana, e o desenvolvimento de práticas de urbanismo colaborativo, tático e social. Estamos especialmente comprometidos com a resiliência urbana diante das mudanças climáticas e a defesa das cidades da Amazônia, embora nossa atuação se estenda a outras cidades do Brasil.

Por meio de uma abordagem que valoriza o conhecimento local e fomenta a participação comunitária, o Laboratório da Cidade busca ser um catalisador de mudanças, impulsionando a criação de espaços urbanos que reflitam as necessidades e as aspirações de seus habitantes. Convidamos todos os interessados em contribuir para este movimento em prol de cidades mais justas, vivas e sustentáveis a se juntarem a nós nesta jornada.

galeria do lab

Veja mais das nossas atividades na sessão de iniciativas.

linha do tempo