Sobre

O Laboratório da Cidade (LdC) é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é repensar as cidades, suas dinâmicas e transformações, almejando cidades mais humanas, democráticas, resilientes e sustentáveis.

Nosso foco é a cidade, pois estima-se que 86% da população brasileira vivia em cidades, mais que isso, um terço da população brasileira vive em apenas dez regiões metropolitanas. É na cidade que nossa economia se concentra, estima-se que 90% do Produto Interno Bruto Brasileiro se dê em áreas urbanas. Precisamos entender, também, que é a cidade de hoje, com suas dinâmicas e lógicas de consumo, que demanda a exploração de nossos recursos naturais.

O processo de urbanização no Brasil se deu de forma acelerada, em 1950, 36% de nossa população vivia em cidades, em 2000, este número alcançou 81%. Este crescimento foi tão acelerado que não houve tempo de se planejar como estas cidades cresceriam. O resultado são cidades que refletem as desigualdades econômicas de nosso país, sem saneamento, habitação ou mobilidade urbana adequados, uma cidade mais informal que formal.

É essencial reconhecermos as limitações técnicas e econômicas do Estado e entender que o que é público também nos pertence, portanto, que a transformação de nossas cidades só virá com maior participação da sociedade. Neste sentindo, é imprescindível que a sociedade civil participe ativamente, não apenas como fiscal, mas também como propositora de políticas públicas inovadoras, colaborativas, de baixo custo, execução ágil e sustentáveis, econômica, social e ambientalmente.

Neste sentido, o Laboratório da Cidade é um Think & Do Tank, uma fábrica de ideias e práticas, que busca contribuir para uma nova forma de agir politicamente, adotando iniciativas que possam fortalecer o processo democrático através da participação da sociedade como estratégia de inovação na solução de problemas e definição de políticas públicas.

O Laboratório da Cidade, como o nome já diz, busca experimentar, no sentido mais literal da palavra, e como uma vez disse o urbanista e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner:

“A falta de recursos não pode mais ser uma desculpa para não agir. A ideia de que a ação só pode acontecer depois que todas as respostas e recursos sejam definidos é receita certa para paralisia. O planejamento de uma cidade é um processo que permite correções; é arrogante acreditar que planejamento só pode ser feito depois que cada variável for controlada.”

Assim, propomos repensar a cidade, suas dinâmicas e transformações de forma inovadora (Laboratório), colaborativa (da Cidade) e pragmática. Convidamos todos os interessados a participar desta caminhada rumo a uma cidade mais democrática, igualitária e sustentável, construída com nossas próprias mãos.

Convocamos todos – da mesma maneira que fomos convocados pelas urgências que nos inquietam – a dar vida às mudanças que tanto queremos ver em nossas cidades. Vamos fazer parte da construção do lugar onde vivemos e mudar nossa história!

Equipe Laboratório da Cidade

Estatuto Social