INICIATIVAS

O Laboratório da Cidade é um Think and Do Tank cuja atuação busca, de forma inovadora, desenvolver alternativas mais resilientes, adaptadas e democráticas para as cidades da Amazônia. Essa atuação se divide em diferentes iniciativas, que consolidam este objetivo em diversas escalas do espaço urbano, transversalizando as discussões sociais, ambientais e urbanas na região.

O Laboratório da Cidade tem como propósito trabalhar pela construção de resiliência da Amazônia Urbana, que representa a casa de mais de 60% da população da região. Por meio da construção do entendimento sobre o que são as cidades amazônicas, o reconhecimento das demandas desse espaço e a valorização das potencialidades locais e territoriais. Assim, atuamos em prol da adaptação climática nas cidades amazônicas, especialmente na cidade de Belém, comprometidos com a ODS 11 com o propósito de estudar, mapear e implementar soluções em busca da resiliência urbana na região.

“Uma cidade boa para crianças é uma cidade boa para todos nós”. Esse é o ponto de partida da Urban 95, uma iniciativa global que busca incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nas cidades. Por isso, considera a experiência de uma criança de três anos de idade que, em média, tem até 95cm de altura. Assim, o Lab faz parte da rede, desenvolvendo projetos, consultorias e incidências que incluam a perspectiva das crianças no espaço urbano.

Nosso espaço de trabalho é a cidade e temos como cerne de atuação as relações das pessoas com ela. Por isso, o direito à cidade, isto é, o direito de ocupar, usar, transformar, discutir, repensar e estar na cidade é tão importante para o Lab. Acreditamos que a cidade não é feita sem as pessoas, e por isso, um de nossos eixos de atuação prevê os debates e o universo de discussão sobre esta relação, cumprindo assim nossa missão com a democratização do direito à cidade.

Serviços

Além dos  projetos, o lab presta serviços: ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Diálogo

Inovação

Colaboração