Cidade para Crianças

“Uma cidade boa para crianças é uma cidade boa para todos nós”. Esse é o ponto de partida da Urban 95, uma iniciativa global que busca incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nas cidades. Por isso, considera a experiência de uma criança de três anos de idade que, em média, tem até 95cm de altura. Assim, o Lab faz parte da rede, desenvolvendo projetos, consultorias e incidências que incluam a perspectiva das crianças no espaço urbano.

objetivo

Ao abordar a temática da primeira infância e as cidades, buscamos fazer os gestores públicos olharem a cidade sobre a perspectiva de quem tem 95 centímetros, que corresponde a altura média de uma criança de 3 anos, idade em que o cérebro se desenvolve mais rapidamente e as experiências positivas e negativas são mais impactantes, construindo a base do bem-estar e saúde do adulto, seguindo a lógica de que uma cidade boa para crianças será uma cidade boa para todos.

ATUAÇÃO EM REDE

AÇÕES

A consultoria para os municípios tem como objetivo auxiliar na construção e elaboração de programas e políticas públicas urbanas que incorporem as demandas das crianças, apoiar processo participativo e de escuta ativa com crianças e cuidadores, propor intervenções de urbanismo tático, desenhar possíveis projetos em espaços e equipamentos públicos para cidade com o foco na primeira infância. 

APOIO

pROJETOS

Consultoria Uruçuca - cidade urban95

Consultoria Benevides - cidade urban95

Serviços

Além dos  projetos, o lab presta serviços: ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Diálogo

Inovação

Colaboração

ARTIGOs relacionados

publicações

Rua de Brincar

Este caderno é fruto de um processo de discussão, formação e construção coletiva de um projeto de ruas de lazer no município de Benevides, voltado para as crianças e sua rede de cuidadores.

Rumo à Escola

Intervenção urbana realizada no entorno de uma escola comunitária no bairro do Telégrafo (Belém-Pa), durante a preparação da intervenção foi possível trabalhar pedagogia urbana com as crianças.