Hackatona para o Futuro Sustentável de Belém.

23 e 24 de Março – Belém, PA.

Boas vindas ao ReinventaCidade, a Hackatona que desafiará você a repensar o futuro de Belém, reinventando não apenas a cidade, mas também o modo como a percebemos e  a construímos. Inspirado pelas palavras de Paulo Freire, acreditamos que a reinvenção da linguagem é um passo fundamental para a transformação social. Nós, aqui no Laboratório da Cidade, acreditamos que juntos podemos recriar imagens e ideias para uma Belém mais sustentável e resiliente para todos nós.

_ O que é uma  Hackatona?

Uma hackatona é um evento de inovação aberta e colaboração intensiva, onde participantes inscritos se reúnem para desenvolver soluções práticas e inovadoras para desafios específicos. No caso do “ReinventaCidade: Hackatona para o Futuro Sustentável de Belém”, os participantes se dedicarão a repensar o futuro urbano da cidade, se aprofundando em problemáticas reais e utilizando ferramentas de Inteligência Artificial para gerar imagens que representem soluções possíveis para os desafios urbanos contemporâneos,  reimaginando possibilidades para um futuro sustentável. No final, as soluções mais bem avaliadas serão premiadas com prêmios em dinheiro!

 
image 195 (1)

As pré inscrições estão abertas até dia 7 de Março.

Faça sua pré-inscrição agora e junte-se à comunidade que está reinventando o diálogo sobre as cidades!

_Quem pode participar?

_Quando e onde será?

Buscamos acadêmicos, profissionais, representantes de grupos da sociedade civil organizada, lideranças comunitárias e servidores públicos, que sejam engajados e interessados em pautas urbanas, sustentabilidade e tecnologia, independentemente de sua formação acadêmica ou experiência prévia.

Critérios de participação: Pessoas maiores de 18 anos e residentes na região metropolitana de Belém.

Ocorrerá nos dias 23 e 24 de Março, no Elephant Coworking – Av. Gov. José Malcher, 153 – Nazaré, Belém, PA. 

A premiação das propostas será no Encontro Cidades que ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de Abril no Teatro Estação Gasômetro –  Av. Gov. Magalhães Barata, 830 – São Brás, Belém.  

[Data e hora das apresentações ainda serão publicados].

_Como irá funcionar?

_Dia 1 (Sábado)

_Dia 2 (Domingo)

_Dia 3 (Encontro Cidades)

_Fase 1  (Manhã): Conexão e Desafios Urbanos.

Nesta jornada matinal, os participantes se conectarão e discutirão os desafio relacionados à sustentabilidade urbana de Belém. Por meio de dinâmicas colaborativas, serão identificadas questões-chave e discutidas experiências reais. O foco estará na identificação e mapeamento coletivo de desafios, utilizando metodologias que promovam uma discussão intensa e produtiva.

 _Fase 2  (Tarde) Colheita de Dados, Soluções e Caminhos Possíveis.

Os participantes utilizarão dinâmicas para compreender os desafios urbanos de Belém com base em dados reais. Em seguida, seguirão uma metodologia em equipes para encontrar soluções sustentáveis para esses desafios. Aprenderão sobre os fundamentos das soluções urbanas sustentáveis e seu impacto social, além de receberem orientações sobre como iniciar o processo de prototipagem das soluções.

 
_Fase 3  (Tarde) Formação de Equipes Definitivas.
 
Nesta etapa, os participantes terão a oportunidade de formar equipes coesas e colaborativas. A consolidação das equipes visará garantir uma abordagem multifacetada na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para o futuro urbano de Belém. 
 
 

_Fase 4 (Manhã): Oficina de Inteligência Artificial – Teoria e Prática.

Nesta fase 4, exploraremos o uso da linguagem visual para reinventar o futuro de nossa cidade. Os participantes serão capacitados no desenvolvimento de soluções com a geração de imagens por Inteligência Artificial (IA). Serão apresentadas ferramentas de IA e sua aplicação prática, permitindo a construção de protótipos com as ideias de cada equipe. Essa etapa proporcionará habilidades e conhecimento para integrar a IA nas propostas de reinvenção do espaço urbano de Belém.

_Fase 5 (Tarde): Reinventando a Cidade – Aplicação das soluções, desenvolvendo visualizações e orientações para o Pitch

Na ultima fase, as equipes irão aplicar a Inteligência Artificial (IA) nas soluções desenvolvidas, utilizando suas ideias e protótipos criados. Além disso, receberão orientações sobre o pitch, que é uma apresentação breve e persuasiva de uma ideia ou projeto. Serão abordados os elementos mínimos necessários para a apresentação, as categorias de apresentação e os critérios de avaliação a serem considerados pelos participantes durante as exposições de suas propostas.

 

 

 

Neste momento especial, os participantes serão convidados a brilhar durante o Encontro Cidades da Amazônia e do Brasil, evento do Laboratório da Cidade.  As equipes terão a oportunidade de expor suas propostas para o público presente, enquanto um painel de jurados avaliará as apresentações a partir de notas por critérios.

Os vencedores serão anunciados e subirão ao palco para receber o prêmio, levando consigo não apenas a premiação, mas também a inspiração e o reconhecimento de suas jornadas criativas.

A data e o horário das apresentações serão divulgados em breve nas redes sociais do Lab. Fique por dentro das atualizações e siga @encontrocidades e @labdacidade no Instagram!

 

_Para dúvidas, nos contate através do email: 

comunidade@labdacidade.org

apoio