concurso mobiliários urbanos para belém
O Concurso MUB – Mobiliários Urbanos para Belém foi uma iniciativa do Laboratório da Cidade, inserida no programa Amazônia Urbana Sustentável, com o objetivo de promover o desenvolvimento de projetos de mobiliário urbano que se integrassem ao contexto local de Belém, visando a criação de espaços mais acessíveis, seguros e sustentáveis, abordando. a dinâmica particular e plural do espaço urbano de Belém, contemplando contextos de suas diversas áreas e territórios, levando-se em conta, sobretudo, a lógica climática da região. O concurso buscou abrangência nacional. De setembro à dezembro de 2023.
A metodologia de implementação do concurso passou por uma fase inicial de atividades preparatórias, incluindo a definição do objetivo e temas do concurso, previsão de contato com órgãos municipais pertinentes, pesquisas de modo geral e preparação de documentos e planejamentos. Por conseguinte, aplicamos um processo participativo, em que o método de participação foi a aplicação da escuta técnica a partir de entrevistas com especialistas e aplicação de questionário na rua e enviado via whatsapp para atingir a sociedade civil. A partir das informações coletadas nesse processo participativo, foram sistematizadas as diretrizes do edital, sendo elaborados os critérios de julgamento e redação do termo de referência. Após esse processo, o edital e demais documentos foram publicados para divulgação. No período de divulgação do concurso foram realizados brainstormings e planejamentos para promover o concurso, seguidos pela execução do planejado. A divulgação do edital, produção de mídias do concurso e do evento de promoção foram realizados, além do engajamento e esclarecimento de dúvidas durante um período livre e a postagem de erratas e retificações. Durante o período de submissão e inscrição, as inscrições foram avaliadas e os participantes contatados. Foi realizada uma pré-avaliação dos requisitos, adequação ao edital, seguida pelo período de julgamento, culminando na seleção do projeto vencedor. As propostas foram avaliadas com base nos critérios estabelecidos no edital do concurso, incluindo aspectos como integração ao contexto local, desenho universal, sustentabilidade, entre outros dispostos no edital – de modo online com os integrantes da Comissão Julgadora. Após essa etapa, houve preparação e publicação do projeto vencedor. Ao final, foi realizado o pagamento dos projetos vencedores conforme os termos estabelecidos. Os projetos vencedores foram divulgados nas redes do lab. Também foi providenciado o envio de certificados aos participantes vencedores em reconhecimento ao seu engajamento e participação no concurso.
Os resultados do Concurso MUB – Mobiliários Urbanos para Belém foram anunciados por meio das redes sociais e do site do Laboratório da Cidade.
Também como resultado, uma matéria do liberal comunidade (tv liberal – rede globo) abordou o concurso e as iniciativas do laboratório da cidade: “Iniciativa estimula projetos de urbanismo para melhorar a vida das cidades”
As propostas vencedoras foram:
1º Lugar: Proposta 04
Autora: Bárbara Faciola Pessoa Baleixe da Costa
Orientador: Paulo André Dantas Silva
Cidade: Belém – PA.
2º Lugar: Proposta 02
Autoras: Amanda Machado Bahia da Silva, Brena Lucimar Lima Silva e Giselle Fonseca Macedo.
Orientador: Paulo André Dantas Silva
Cidade: Belém – PA.
3º Lugar: Proposta 06
Autores: Arthur Botelho Correa e Isan da Silva Vale Neto
Orientador: Silvana Lima da Costa
Cidade: Belém – PA.