Hidropontos Itinerantes para Combate ao COVID-19

O projeto Hidropontos Itinerantes foi realizado no início da pandemia de COVID-19, em 2020, com apoio da Fundação FioCruz e da empresa Suzano. O objetivo do projeto era reduzir a transmissão do vírus através da disponibilização de pias de acampamento em espaços públicos de alta circulação de pessoas em Belém, para facilitar e incentivar a higienização das mãos, que foi amplamente difundida pelas autoridades sanitárias como medida de segurança para diminuição do contágio. No mapeamento, foram priorizados bairros situados na periferia, que normalmente têm maior dificuldade de acesso à água potável.  

Foram instalados, ao todo, 20 hidropontos em 7 bairros de Belém (Sacramenta, Pedreira, Telégrafo, Fátima, Cremação, Curió Utinga e Tapanã). Foram selecionados guardiões das comunidades para participar do projeto, que foram entrevistados e treinados para sua participação. Estes guardiões tinham a função cuidar das estruturas das pias, ficar em contato com a equipe do Lab, engajar a comunidade e participar na contagem de usuários para mensurar o impacto. O abastecimento das pias foi feito pelos guardiões e o fornecimento de sabão líquido e manutenção aconteceu em visitas semanais de acompanhamento realizadas pela equipe do projeto. 

 Ao todo, em seis meses de projeto, foram contabilizadas mais de 200 mil higienizações. Ao final do projeto, as pias foram doadas às comunidades e foi gerado um caderno com os processos e metodologias do projeto para viabilizar sua reprodução por outras iniciativas.

apoio