Chamada Aberta!

O Laboratório da Cidade está com inscrições abertas para a seleção de até 8 pesquisadores que desenvolverão estudos voltados à Adaptação Climática nas cidades da Amazônia Urbana. 

___

O que é?

O Lab Pesquisa é uma iniciativa estratégica dentro do trabalho do Laboratório da Cidade que combina ciência, dados e estratégias de comunicação voltadas à influência em políticas públicas. Seu foco está na produção de evidências locais que possam direcionar a formulação de planos e políticas eficazes para a adaptação climática nas cidades da Amazônia.

___

Temas

A partir de três temas principais, o LabPesquisa busca compreender como as cidades amazônicas podem responder de forma mais eficaz às mudanças climáticas, ao crescente aumento da vulnerabilidade e a necessidade de proteção da biodiversidade. O objetivo perpassa por explorar soluções que coloquem como prioridade a qualidade de vida das populações da Amazônia, das quais mais de 70% residem em áreas urbanas.

 

Saúde Urbana e Mudanças Climáticas

O tema de Saúde Urbana e Mudanças Climáticas aborda a relação entre as mudanças climáticas e o bem-estar físico, mental e social das populações urbanas da Amazônia. Valorizamos propostas de pesquisa focadas em: calor extremo; qualidade do ar; qualidade e localização da habitação; e saúde mental.

Riscos e Desastres Climáticos

O tema de Riscos e Desastres Climáticos explora os impactos dos eventos climáticos extremos nas cidades amazônicas, com foco em suas consequências socioeconômicas e ambientais. Valorizamos propostas de pesquisa sobre: gestão de riscos e desastres; impactos hidrológicos; impactos climatológicos; e resiliência comunitária e recuperação pós-desastre.

Biodiversidade como Infraestrutura

O tema de Biodiversidade como Infraestrutura explora como a biodiversidade pode melhorar a qualidade de vida urbana. Valorizamos propostas de pesquisa que abordem: gestão comunitária e saberes tradicionais; estratégias para ampliar a biodiversidade urbana; conservação e restauração de ecossistemas urbanos; e barreiras à implementação de SbN.

Vagas e bolsa auxílio

Cada candidato selecionado receberá uma bolsa auxílio mensal (mediante apresentação de relatórios de avanço da pesquisa) no valor de R$2.500,00, totalizando R$15.000,00 ao término do período de seis meses.  As vagas estão divididas em duas categorias:

Vaga para Pesquisador em Visualização e Comunicação de Dados

Uma vaga será destinada a jovens com ensino superior completo (18 a 29 anos). Essa vaga única tem como foco a criação de visualizações de dados que combinem análises socioeconômicas e ambientais com design gráfico e estratégias de comunicação. O objetivo é transformar dados complexos em ferramentas acessíveis para sensibilização e ação social.

Vagas para Pesquisadores em Estudos Continuados

7 vagas são voltadas para pesquisadores com título acadêmico de mestre ou mestrado perto da conclusão. Essas vagas envolvem a realização de pesquisas , com foco em temas de adaptação climática.

Estas vagas são direcionadas para pesquisas propostas pelos próprios pesquisadores selecionados (ler edital para mais detalhes).

Como será?

Durante seis meses de pesquisa, os selecionados desenvolverão estudos que, ao final do período, serão reunidos em uma publicação conjunta. Este documento sistematizará os resultados e análises realizadas, consolidando as evidências e soluções propostas. A publicação será disponibilizada para a sociedade civil, gestores públicos e organizações que atuam nas áreas de adaptação climática. Integrada às estratégias de advocacy do Laboratório da Cidade, essa iniciativa servirá como um importante instrumento para influenciar políticas públicas de Adaptação e aprimorar práticas urbanas na Amazônia.

Calendário

Abertura das inscrições: 

26 de outubro de 2024.

 

Encerramento das inscrições: 

8 de dezembro de 2024 (data prorrogada)

 

Divulgação dos resultados:

23 de dezembro de 2024.

 

 Início das atividades:

6 de janeiro de 2025.

 

 

apoio