Cine Lab

Durante o ano de 2019, o Laboratório da Cidade realizou as primeiras 8 sessões do Cinelab de rua em Belém, com apoio da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. As exibições dos filmes aconteceram em pontos situados nos bairros da Campina  (Av. Presidente Vargas, esquina com 28 de setembro) e Cidade Velha (Largo de São João), ambos bairros do Centro Histórico de Belém.

O projeto do cinema na rua tem como objetivo democratizar o acesso à cultura e a informação por meio das artes visuais, além de suscitar na população que os espaços públicos podem ser melhor aproveitados. Estruturas preexistentes podem ganhar novos usos e os olhares para espaços públicos que, por vezes, passam despercebidos e são subutilizados podem ser renovados, uma vez que, sejam desenvolvidos os sensos de pertencimento e cuidado pela comunidade com esses lugares. 

As produções exibidas, em 2019, levantaram temas importantes como: direito à moradia,  direito à cidade para mulheres e para a comunidade LGBTQIA+,  cicloativismo e intervenções urbanas como formas de apropriação do espaço público pela sociedade. Também aconteceu uma sessão de produções regionais da diretora Jorane Castro, contando com a sua participação em uma roda de conversa após a exibição. 

Os filmes exibidos foram: Batalha de São Braz, Praça de bolso do ciclista, O menino pássaro, Devagar Depressa, O Grande Ditador, Ribeirinhos do asfalto (parceria de curadoria do Rodrigo Antônio), Invisíveis prazeres cotidianos  (parceria de curadoria do Rodrigo Antônio), Era o Hotel Cambridge, Uma Geografia das Desigualdades, Sob constante ameaça, São Vito.

Neste ano de 2024, o cineLab estará de volta, através dos editais de patrocínio da Lei Paulo Gustavo (SECULT-PA), dando continuidade no discurso do direito à cidade dentro da Amazônia Urbana, trazendo novas sessões em novos espaços, e ampliando para novas cidades do estado, em busca de discutir o momento que estamos vivendo dentro de nossas cidades com a crise climática, e as diversas formas de repensar a cidade para que ela seja mais democrática. Realizando no período de junho a setembro novas apresentações com novos filmes nacionais e regionais, de curadoria da equipe do Lab da Cidade, que tragam esse diálogo com a sociedade. Serão realizados, durante esses 4 meses, 4 festivais de cinema de 3 dias, sendo 2 em Belém em locais distintos, e 2 em cidades próximas, como Joanes e Mosqueiro. Acompanhados com rodas de bate papo. Os objetivos são os mesmos da edição anterior, mas nesta edição será dada atenção especial aos debates sobre a vida na Amazônia Urbana diante do cenário da emergência climática.

apoio