Caminhando por Belém

A campanha “Caminhando por Belém” foi desenvolvida, no ano de 2021, após ser contemplada pelo Edital IARA (Inovação e Aceleração na Região Amazônica) da Purpose-Brasil. Seu objetivo foi mobilizar, sensibilizar e engajar a população sobre a pauta da mobilidade a pé, alcançando, também, o poder público, executivo e legislativo, para pensar e executar soluções e melhorias a fim de fazer de Belém uma cidade mais caminhável e proporcionar conforto e segurança aos pedestres.

A campanha foi dividida em três frentes: 

Advocacy com o Poder Público para uma revisão da legislação vigente. Nesta frente, foram protocolados dois projetos de leis na câmara municipal que beneficiam os pedestres: o PL “Tá seladinho” que propõe a escuta de crianças no processo de consulta e participação da população em projetos do Executivo municipal, e o  PL de Recuperação emergencial de passeios públicos, que propõe selecionar corredores prioritários para investimentos em reforma e adequação de calçadas, considerando-se quantidade de pessoas que circulam por elas e se estão no entorno de equipamentos públicos.

Paralelamente às articulações com o poder público, aconteceram mobilizações nas redes sociais. A campanha realizou publicações informativas e ilustrativas sobre a situação de nossas calçadas, quais os caminhos possíveis para pensarmos em melhorias e a evolução dos diálogos com o poder público.

A terceira frente, e ação de encerramento da campanha, foi uma intervenção urbana de pequena escala que foi chamada de “Caminhos seguros para escola”. Realizada no entorno de uma escolinha comunitária no bairro do Telégrafo (Belém-Pa), durante a preparação da intervenção foi possível trabalhar pedagogia urbana com as crianças, demonstrar, na prática, quais são as intervenções possíveis para realizar num espaço público e torná-lo mais seguro para pedestres.

A escolinha atende 96 crianças de 3 a 5 anos. Para a concepção e priorização dos elementos da intervenção foram realizadas oficinas com as professoras, pais e cuidadores, e com as crianças. Nas oficinas com as professoras, pais e cuidadores, foram mapeados os principais caminhos percorridos a pé das residências até a escola e quais eram os problemas identificados nos serviços e infraestrutura. Após esse momento, foi protocolado um ofício na Secretaria de Saneamento de Belém com as demandas da comunidade.

As oficinas com as crianças aconteceram posteriormente, com momentos de conversa, massinhas, brincadeiras e desenhos, para compreendermos quais eram as demandas e sonhos das crianças e as potencialidades do local a partir de um olhar mais lúdico.


Além do apoio do Edital IARA, para a intervenção foi realizada uma campanha de crowdfunding e arrecadação de materiais de construção que, devido ao seu grande sucesso (51 doações), tornou possível a construção de um parquinho no terreno da escola, horta e uma calçada para melhorar o acesso.

Além dos recursos garantidos pelo financiador do projeto Caminhando por Belém, foram arrecadados R$6.095,00 (seis mil e noventa e cinco reais). As doações ocorreram entre os dias 26 de janeiro de e 20 de fevereiro, ao todo foram 51 doadores, com uma média de R$119,00 por pessoa. Além dos valores em dinheiro o Lab da Cidade recebeu doações em material para a intervenção como tintas, blocos de concreto, tubulões de concreto, madeira e outros, além do trabalho de diversos voluntários no dia da intervenção. 

apoio