NOVA DATA – Curso de Criação e gestão de parques e reservas urbanas (unidades de conservação)

painel

 

Diante de carência de cursos voltados ao tema de Unidades de Conservação nas cidades Amazônicas, tanto na graduação como na pós-graduação, o Laboratório da Cidade em parceria com o arquiteto e urbanista Me. Miguel Von Behr, está promovendo a realização do Curso de Criação e Gestão de Parques e Reservas Urbanas (unidades de conservação), que acontecerá nos dias 10 a 14 de setembro, no Parque Estadual do Utinga.

Mas o que são unidades de conservação?

Unidade de Conservação (UC) é a denominação dada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) (Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000) às áreas naturais passíveis de proteção por suas características especiais. São “espaços territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção da lei” (art. 1º, I).

Por que o destaque neste curso para as unidades de conservação em áreas urbanas?

Principalmente pelo fato de quase 90% da população brasileira vive nas cidades. Por isso a importância estratégica dessas UC urbanas, tanto pelos serviços ecossistêmicos que servem como proteção dos recursos hídricos e biodiversidade, quanto como espaço para lazer, recreação e contemplação da natureza, além de apresentar alto potencial para o desenvolvimento do turismo e agricultura sustentável no seu entorno (no caso de UCs de proteção integral) gerando emprego e renda.

O principal desafio do curso é compatibilizar a proteção das áreas naturais – tão importantes para a sobrevivência do ser humano – com o desenvolvimento das atividades econômicas.

A realização do curso contribuirá para aproximar profissionais da área ambiental e urbana do Pará, em especial aqueles que atuam com unidades de conservação e com a gestão urbana. Da mesma forma abre espaço para diversos segmentos da sociedade discutir e debater um tema que tem importância para toda a região e para o planeta, que é a questão da sustentabilidade social, ambiental e econômica.

Portanto, para criar e implantar unidades de conservação e fazer com que a cidade e as áreas naturais protegidas sejam bons vizinhos na caminhada em direção à sustentabilidade, é imprescindível, dentre outros aspectos, capacitar recursos humanos de todos os setores governamentais e da sociedade civil.

É o único curso oferecido no Brasil por um profissional da área urbana e de unidades de conservação.

OBJETIVOS DO CURSO

  • Fornecer os conceitos básicos e as técnicas que embasam o planejamento e implantação de unidades de conservação, fundamentadas em uma visão integrada do território  e de gestão participativa.
  • Explorar os principais desafios práticos do processo de implantação de UCs urbanas e possíveis soluções que uma gestão participativa e integrada do território podem permitir
  • Possibilitar a troca de experiências e o networking entre os participantes  

PÚBLICO ALVO

 Gestores ambientais e urbanos públicos e privados, membros de ONGs, servidores de Prefeituras, profissionais liberais como arquitetos urbanistas, advogados, biólogos, geógrafos, além de pesquisadores, pós-graduandos, universitários e demais interessados.

APLICAÇÃO NO CAMPO PROFISSIONAL

Após a realização do curso,  o participante conseguirá contribuir para:

  • Participar de diagnósticos e estudos para criação de UCs;
  • Projetos de educação ambiental, elaboração e revisão de planos de manejo utilizando técnicas de gestão participativa;
  • Entender com maior propriedade aspectos básicos da legislação ambiental referente às UCs e suas cidades

CONTEÚDO E METODOLOGIA DO CURSO

O curso terá carga horária de 21 horas/aula, será desenvolvido em cinco aulas teóricas-conceituais (com exemplos práticos) e uma visita técnica seguida de debate:

AULA DIA SEMANA HORÁRIO CONTEÚDO
01 10/09 Segunda 14hs -17hs Contextualização do tema do curso

Principais marcos legais

02 11/09 Terça 14hs -17hs Roteiro para criação de UCs

Elementos de gestão

Especificidades das UCs urbanas

03 12/09 Quarta 14hs -17hs Planos de Manejo

Conselhos Gestores

 

04 13/09 Quinta  14hs -17hs Educação ambiental

Oportunidades, desafios das UCs urbanas

Parque Estadual do Utinga

05 14/09 Sexta 9hs -12hs Visita técnica de campo ao Parque Estadual do Utinga;

 

06 14/09 Sexta 14hs -17hs Palestras e debate

 

Sexta feira à tarde: debate com palestrantes convidados e mesa redonda já confirmados: MP-PA, SETUR, UFPA e IMAZON. Encerramento

Serão utilizados materiais e recursos auxiliares de ensino como filmes sobre temas do curso para sistematizar e ilustrar idéias e debates durante as exposições dialogadas, além de trabalhos de grupo em sala de aula.

A entrega do certificado está condicionado a frequência 75% do aluno  no curso.

INFORMAÇÕES PARA INSCRIÇÃO

  • Investimento R$500 à vista ou 4x no cartão

20% de desconto para graduando (CÓDIGO: Graduando20)

15% de desconto para servidor público (CÓDIGO: Servidor15 )

10% de desconto para pós-graduando (CÓDIGO: Pos-graduando10)

(LEMBRAMOS QUE, NO DIA 10 DE SETEMBRO ANTES DE INICIAR O CURSO, VOCÊ DEVERÁ APRESENTAR ALGUM DOCUMENTO QUE COMPROVE O SEU DESCONTO COMO GRADUANDO, SERVIDOR PÚBLICO OU PÓS-GRADUANDO)

  • Vagas: mínimo 21 e máximo 30 (CASO O NÚMERO MÍNIMO DE VAGAS NÃO SEJA ATINGIDO, O EVENTO SERÁ CANCELADO E GARANTIMOS O REEMBOLSO INTEGRAL DO VALOR DA INSCRIÇÃO)

Clique aqui para se inscrever

Informações : 

Email: lygia@labdacidade.org 

Telefone (91) 981307007 ou (61) 998407341
EMENTA

A questão urbana e o meio ambiente. O Sistema Estadual e Nacional de Unidades de Conservação. O Estatuto da Cidade. Aspectos legais sobre áreas protegidas. Roteiro para criação de unidades de conservação. Instrumentos de implementação participativa. Valores e benefícios das unidades de conservação urbanas e impactos ambientais do crescimento urbano nas unidades de conservação. Educação ambiental e gestão participativa em unidades de conservação. O papel dos Conselhos Gestores e dos Planos de Manejo. Conflitos socioambientais e desafios de gestão com foco de unidades de conservação urbanas e periurbanas.

MINISTRANTE DO CURSO:

Me. Arquiteto urbanista e analista ambiental Miguel von Behr

fotomiguel-064ab

Arquiteto urbanista, Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de Brasília, analista ambiental aposentado do Ministério do Meio Ambiente desde Abril de 2017. Atuou pela SEMA, IBAMA e ICMBio com criação e implantação de diversas unidades de conservação desde 1982 em várias regiões do Brasil, inclusive como chefe de unidade de conservação em área urbana. Dentre elas destaca-se a Estação Ecológica da Jureia (SP), Estação Ecológica e APA de Guaraqueçaba (PR), Reserva Extrativista Marinha de Pirajubaé (SC), Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins(TO), Floresta Nacional de Lorena (SP) e APA da Baleia Franca (SC). Foi coordenador técnico do Programa Nacional de unidades de conservação e planejamento urbano pelo IBAMA em meados da década de 1990. Foi Chefe do Centro Nacional de Desenvolvimento Sustentado das Populações Tradicionais-CNPT/IBAMA. Ministrou este curso em Imbituba-SC, Curitiba-PR, São Paulo-capital, Brasília-DF e Campo Grande-MS. Criador da Rede (virtual) de unidades de conservação urbanas.. Atuou em processos de elaboração de Planos de Manejo de Unidades de Conservação e Planos Diretores urbanos. É fotógrafo e escritor com sete livros publicados sobre a natureza, história e cultura brasileira. www.miguelvonbehr.com.br. Reside em Brasília.