Agenda de adaptação climática para Amazônia urbana: uma visão compartilhada sobre o futuro das cidades

Este caderno apresenta definições e diretrizes que baseiam a agenda de cidades sustentáveis na Amazônia, conduzida pelo Laboratório da Cidade por meio da iniciativa Amazônia Urbana Sustentável, com o apoio do Instituto Clima e Sociedade, que tem o objetivo de 

Uma série de temas cruciais para se alcançar cidades mais resilientes na Amazônia são apresentados nesta agenda. Inicialmente, destaca-se o manifesto do direito à cidade, que reforça a importância do reconhecimento de nossas cidades amazônicas enquanto modelo plural: com respeito às suas individualidades, saberes e identidades. Em seguida, é discutido o processo colaborativo para a construção de uma visão compartilhada sobre o futuro das cidades na região, ressaltando-se o envolvimento dos diversos atores sociais nesse processo de planejamento e tomada de decisões. De modo geral, a agenda debate a temática da resiliência, identidade e adaptação, enfatizando a importância de se fortalecer as comunidades locais para o enfrentamento dos desafios socioambientais no meio urbano.

A partir do processo colaborativo, são propostas as temáticas prioritárias para o desenvolvimento das diretrizes, são destacadas as seguintes questões como: participação e vida comunitária, mobilidade, moradia digna, espaço público, patrimônio cultural e natural e gestão das águas.

Ao final, a agenda oferece orientações para o poder público, visando a subsidiar a elaboração e implementação de políticas e programas que promovam o aprimoramento dos agentes municipais e do planejamento urbano local. Essas orientações incluem a integração de práticas participativas, a promoção de parcerias, o incentivo à inovação e a capacitação técnica, com premissas alinhadas ao respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente.

galeria

apoio